Educacional en salud; discursos, prácticas y desafíos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47208/sd.v31iEd.%20Esp..3668

Palabras clave:

Educação em Saúde; Mães,; Recém-nascido Prematuro; Terapia Intensiva Neonatal.

Resumen

Os processos educativos em saúde compreendem formas através das quais ocorre a interação entre o profissional de saúde e a população, considerando-se os modos de agir dos indivíduos no cotidiano pautados pelos contextos social e cultural nos quais estão inseridos, em articulação com vivências tão coletivas quanto singulares. Objetivou-se, com este estudo, problematizar aspectos educativos que envolvem as mães de RNs prematuros durante a hospitalização na UTI neonatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Optou-se pelo método de timpanização como trilha a ser percorrida e pela oficina de transcriação (OsT) como estratégia de investigação. A realização da OsT, como prática favorecedora de processos criadores e da coparticipação, permitiu a disseminação de sentidos sobre a educação em saúde na UTI. Como cadeia de suplementos tem-se um educar em saúde tomado como um agir artístico, com possibilidades de trazer o inédito e o protagonismo de todos os envolvidos.

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Biografía del autor/a

Nélia Cristiane Almeida Caldeira, Hospital Universitário de Brasília

Enfermeira na UTI Neonatal do Hospital Universitário de Brasília. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Mestre em Educação Profissional pela Universidade de Brasília.

Emília Carvalho Leitão Biato, Universidade de Brasília

Professora associada da Universidade de Brasília, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Modalidade Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e do Departamento de Odontologia. Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense. No período de 2023/2025, esteve em processo de pós doutoramento no Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra-Portugal.

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Publicado

2025-04-16

Cómo citar

Almeida Caldeira, N. C., & Carvalho Leitão Biato, E. . (2025). Educacional en salud; discursos, prácticas y desafíos. Sociedade Em Debate, 31(Ed. Esp.), 01-18. https://doi.org/10.47208/sd.v31iEd. Esp.3668