Educação em saúde: discursos, práticas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.47208/sd.v31iEd.%20Esp..3668Palavras-chave:
Educação em Saúde; Mães,; Recém-nascido Prematuro; Terapia Intensiva Neonatal.Resumo
Os processos educativos em saúde compreendem formas através das quais ocorre a interação entre o profissional de saúde e a população, considerando-se os modos de agir dos indivíduos no cotidiano pautados pelos contextos social e cultural nos quais estão inseridos, em articulação com vivências tão coletivas quanto singulares. Objetivou-se, com este estudo, problematizar aspectos educativos que envolvem as mães de RNs prematuros durante a hospitalização na UTI neonatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Optou-se pelo método de timpanização como trilha a ser percorrida e pela oficina de transcriação (OsT) como estratégia de investigação. A realização da OsT, como prática favorecedora de processos criadores e da coparticipação, permitiu a disseminação de sentidos sobre a educação em saúde na UTI. Como cadeia de suplementos tem-se um educar em saúde tomado como um agir artístico, com possibilidades de trazer o inédito e o protagonismo de todos os envolvidos.
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